quarta-feira, 2 de junho de 2010

Projeto: A Importância De Uma Boa Alimentação

TEMA: A IMPORTÂNCIA DE UMA BOA ALIMENTAÇÃO
PÚBLICO ALVO: Alunos do tempo De Aprender II e professores das demais áreas.

RECURSOS A SEREM UTILIZADOS: Rádio ,CD, TV,vídeos, Sites de busca na Internet, computador, livros, revistas, jornais,etc
OBJETIVO GERAL: Despertar o interesse dos alunos pela pesquisa mediante as informações fornecidas pelos diversos recursos tecnológicos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
*Elaborar gráficos e tabelas a partir de da coleta de dados diários obtidos sobre sua nutrição, quanto a quantidade de quilocalorias ingeridas em média todos os dias.
*Refletir sobre a necessidade de uma alimentação balanceada como elemento para a manutenção de uma boa saúde.
*Reconhecer a influência dos meios de comunicação que através do poder de sedução da propaganda induzem o consumo exarcebado de produtos da indústria alimentícia.
*Compreender que as pessoas gastam diferentes quantidades de energia, conforme a sua atividade diária, seu sexo e sua idade.
*Citar as principais características e funções dos carboidratos, lipídios, proteínas, sais minerais e vitaminas.
*Compreender o processo de desnutrição, obesidade, anorexia, bulimia e uso de anabolizantes.
JUSTIFICATIVA-
A saúde constitui um dos temas transversais propostos nos Parâmetros curriculares Nacionais ( PCN/MEC) e, antes de tudo é um direito fundamental do cidadão.
Nesse sentido, a escola tem a função de orientar, alertar e esclarecer os alunos quanto as questões do consumo elevado de alimentos ricos em carboidratos e pobres em outros nutrientes necessários a uma alimentação equilibrada e as conseqüências destes na manutenção da saúde. Sugere-se também, levá-los a uma reflexão crítica da influência dos meios de comunicação na escolha do consumo de alimentos, bebidas, produtos industrializados e promoção na saúde.
METODOLOGIA-
Os trabalhos serão desenvolvidos pelos alunos do Colégio Estadual Antonio Olavo Galvão, sob a orientação da professora Joselene. A turma será dividida em grupos de acordo suas preferências, em seguida a professora fará um sorteio para a divisão dos temas e das tarefas que cada grupo ficará incumbido.
As atividades propostas serão:
Pesquisas em livros, revistas, jornais, Internet, sites de busca, produção de textos,elaboração de gráficos, tabelas, confecções de painéis e boletim informativo.Após esta etapa os alunos prepararão apresentação final de cada uma das tarefas.

ETAPAS/ AÇÕES/DINÃMICAS-
Professora de Biologia-
A professora organiza, orienta e auxilia os grupos, propõe e sugere diferentes fontes de pesquisas ( livros, revistas sites, vídeos...)
AUNOS-
1ª TAREFA-
Elaborar uma tabela no programa Excel e anotar cuidadosamente tudo o que comer no café da manhã, no almoço, no jantar e nos eventuais lanches.
Será preciso que avalie, de forma aproximada, a quantidade, em gramas, de cada um dos alimentos que ingerir. Em seguida, calcule as calorias que eles fornecem, usando a tabela de alimentos fornecida pela professora. No final de cada dia, some todas as quilocalorias consumidas.
Ao fim de uma semana, traga seus resultados à aula e compare-os com os de seus colegas.
Faça uma tabela para cada dia da semana.

2ª TAREFA-
Pesquisar em livros, revistas, internet as funções desempenhadas no organismo e as fontes dos carboidratos, lipídios, proteínas, sais minerais e vitaminas.
Após a pesquisa selecionar os dados e confeccionar painéis para exposição e apresentação final.

3ª TAREFA-
Buscar em sites especializados vídeos sobre Desnutrição, Obesidade, Anorexia, Bulimia e uso de Anabolizantes.
Selecionar os vídeos salvá-los no pendrive para apresentar no final na Tv pendrive.
4ª TAREFA-
Analise os links abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=6d1x9TZIJyY
http://www.youtube.com/watch?v=m8jgIzh18CA
http://www.youtube.com/watch?v=y4aFFCwUwR4
http://www.youtube.com/watch?v=nu5Vu-Lkz6s

Selecionar as músicas.
Fazer uma análise oral e escrita.
Salvar a música em cd e exibir na apresentação final.

PROFESSORES DE OUTRAS ÁREAS-
Matemática- Construção, interpretação de tabelas e gráficos.
Geografia- Culinária baiana e seus nutrientes.
Química- Orientação sobre a composição química dos nutrientes.
Física- Influência do calor e temperatura na conservação dos alimentos.
Português- Tipologia

AVALIAÇÃO-
*Interação e organização das equipes.
*Escrever com coerência e coesão.
*Realização das atividades com responsabilidade e organização.
*Cumprimento do cronograma
* Desempenho na apresentação final das atividades.

CRONOGRAMA-
Abril/Maio 2010.
1/03/2010- Apresentação do tema do projeto pela professora de Biologia aos professores de outras áreas.
3/03/2010- Apresentação da proposta aos alunos.
- 8/03/2010- Formação dos grupos distribuição das tarefas e sugestão de fontes de pesquisas
15/03/2010- à 29/04/2010- Orientação da professora de Biologia para execução das atividades.
30/04/2010- Socialização: Apresentação dos trabalhos, promovendo um evento aberto à comunidade escolar para degustação de alimentos.

REFERÊNCIAS DE PESQUISA-
Revista Nova escola- nº 223- junho /julho-2009
Revista Vida E Saúde – Edição de Aniversário-Ano 2009
Revista do Professor -nº 98- abr./jun.2009
Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino
Diretrizes Curriculares de Ensino Médio
HTTP:// portal do professor. Mec..gov.br.

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